Prof. João José Neto na abertura o WTA 2015

Hoje, dia 29 de janeiro, dei uma passadinha na edição do Workshop Tecnologias Adaptativas, que acontece na Escola Politécnica da USP, hoje e amanha. Foi bom rever amigos, e ver um pouco a palestra do, também, amigo João Kogler, sobre Categorias e Adaptatividade.

O grupo de Tecnologias Adaptativas é liderado pelo prof. João José Neto, uma pessoa que aprendi a respeitar pelo trabalho científico agregador que realiza, além de ser um cientista renomado na área de automatos. Hoje, na abertura do evento, com o seu jeito simples de falar sobre temas complexos, disse: "Adaptatividade é mudar regras quando não se tem mais para onde ir". 

Esse ramo da engenharia realiza pesquisa experimental e aplicada sobre dispositivos adaptativos que "podem ser empregados em uma grande variedade de situações, principalmente em segmentos complexos da solução de um problema, no qual sejam realizadas tomadas não-triviais de decisão".

Tive a oportunidade de frequentar duas disciplinas sobre o tema,  como aluno-ouvinte. Uma com o prof. João e outra com o prof. Ricardo Luis de Azevedo da Rocha. Aprendi muito, a ponto de fazer um draft de pesquisa sobre um sistema inteligente de recomendação de fontes jornalísticas utilizando tecnologias adaptativas.