Matricule-se


@walter_lima
I just released book "MEDIA E JORNALISMO DE PROXIMIDADE NA ERA DIGITAL". I have a chapter about Hyperlocal/mobile https://t.co/u46K7XqLoW
RT : "in over two-fifths of pieces, journalists did not indicate at all how they accessed the data they used" https://t.co/EQCJJK6SJN
https://t.co/QpAPziGQWD

Notícias

Módulo sobre Mídias Digitais na Escola São Paulo

No dia 3 de novembro de 2014, ministrei módulo na Escola São Paulo sobre "Lado B das Mídias Digitais". O curso fez parte da curso de Gestão de Mídias Digitais.

Blog

WTA 2015, uma passadinha para rever amigos

Prof. João José Neto na abertura o WTA 2015
Dei uma passadinha na edição do Workshop Tecnologias Adaptativas, que acontece na Escola Politécnica da USP, hoje e amanha. Foi bom rever amigos, e ver um pouco a palestra do, também, amigo João Kogler, sobre Categorias e Adaptatividade.

Pages

Subscribe to Blog

Conexões USP, UFABC, Rede JorTec e Tecccog

Grupo de Pesquisa HUMANIS (Poli/USP)
Participo na Escola Politécnica do Grupo de Pesquisa HUMANIS que possui o objetivo de produzir pesquisas multidisplinares na área de Interação Homem-Máquina e Sociedade, na linha delineada pelo cientista  por Joseph Carl Robnett Licklider. Coordenado pelo prof. dr. José Piqueira, o núcleo pretende promover a integração de diversas áreas do conhecimento humano. Dentro deste escopo, há pesquisadores em diversos campos científicos: Sistemas complexos; Bio-engenharia; Mídias digitais; Comunicação Social; Modelagem de Sistemas Discretos; Gestão da Inovação e Sistemas de Serviço; Sistemas e Engenharia Cognitiva e Sistemas educacionais para o novo milênio. A partir dos trabalhos que conectem as áreas acima descritas, surgirão projetos com caráter de inovação com atributos multidisplinares, mas com vínculo direto com as necessidades da sociedade, que construirão as identidades científicas recortadas pelo Humanis. Tendo como base na construção de conceitos multidisciplinares, o Humanis se espelha nos trabalhos do Núcleo de Ciência Cognitiva da Universidade de São Paulo, que funcionou entre 2003 e 2010. As iscussões no núcleo versavam “sobre as inúmeras relações da Ciência Cognitiva com outras áreas do conhecimento, e desta forma ajudam a estabelecer comparações entre diferentes modelos que servem para descrever alguns dos diversos aspectos da mente, e da sua relação com o cérebro. Além disto, tais conversas propiciam a proposição e a análise de modelos e sistemas artificiais para a simulação cognitiva”.

Centro de Matemática, Computação e Cognição (UFABC)
Pesquisador-colaborador do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC no projeto " Análise Quantitativa dos valores-notícia usando media datasets" que visa aplicar métodos quantitativos, através de tecnologias de recuperação, armazenagem e análise de grandes quantidades dados, para encontrar num determinado media dataset relações entre valores-notícia e a modificação do mesmo em função da evolução cultural do espaço geográfico aonde o conjunto de dados posssui relação social. O jornalismo como produto social reflete também as modificações do comportamento da sociedade, pois utiliza os valores culturais vigentes no momento da sua produção para conquistar a atenção (sintonia) com os seus consumidores de notícias a fim de obter sucesso comercial.

Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec)

Coordenador da Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), que foi formalizada no 6.o Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor), em 2008. Atualmente conta com 33 pesquisadores das seguintes instituições: UFscar, UFMG, PUC/Campinas, UMESP, UNSCS, UEPB, UFSJ, UFES, UFU, UFMS, UFS, UFRR, UFMA, UFSC, PUC/RS e Mackenzie. A Rede JorTec tem como finalidade a produção de pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais. A Rede possui os seguintes objetos de pesquisa; Sistemas inteligentes aplicados ao jornalismo; Interfaces digitais; Redes computacionais; Mídias Sociais e Narrativas jornalísticas multimidiáticas e multilineares proporcionadas pelas tecnologias digitais. Além de participar com dez mesas coordenadas nos últimos seis anos nos encontros da SPBjor, com 60 trabalhos no total e lançou três livros.

Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG)
Fundador e Líder do Grupo Tecccog, credenciado no CNPq. O grupo analisa a evolução das tecnologias digitais conectadas, os seus impactos e aplicações no campo da Comunicação Social. Produz pesquisa básica (pura) e aplicada nas áreas da captação, análise, relacionamento, distribuição de dados e informações estruturadas, apresentados em visualizações multimídia e novas formas de narrativas por intermédio de plataformas digitais. Estuda interfaces digitais; processos de interação humana e interatividade; sistemas computacionais de recomendação, de avaliação e de reputação; redes sociais conectadas e mídia digital. Cruza de forma transdisciplinar áreas do conhecimento humano no que tange à Comunicação, à Tecnologia e à Ciência Cognitiva, com o objetivo de examinar a eficiência cognitiva de sistemas computacionais em função da representação da realidade apresentada nos atuais aparatos tecnológicos digitais.