Matricule-se


@walter_lima
RT : Some top-quality papers in Cognition free to access for the next 6 months: https://t.co/LzhirKOnfR
I just uploaded 'Intersecções entre Comunicação, Mente Humana e Sistemas Tecnológicos Inteligentes' to ! https://t.co/aXrvxxvnsK
I just uploaded 'Desafios do Jornalismo em ambiente comunicacional simbiótico estruturado pela Comp…' to ! https://t.co/8zGve2LWCX

Notícias

Módulo sobre Mídias Digitais na Escola São Paulo

No dia 3 de novembro de 2014, ministrei módulo na Escola São Paulo sobre "Lado B das Mídias Digitais". O curso fez parte da curso de Gestão de Mídias Digitais.

Blog

WTA 2015, uma passadinha para rever amigos

Prof. João José Neto na abertura o WTA 2015
Dei uma passadinha na edição do Workshop Tecnologias Adaptativas, que acontece na Escola Politécnica da USP, hoje e amanha. Foi bom rever amigos, e ver um pouco a palestra do, também, amigo João Kogler, sobre Categorias e Adaptatividade.

Pages

Subscribe to Blog

Pesquisa científica no campo da Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva

Ao produzir as minhas pesquisas de mestrado e de doutorado, simultaneamente, trabalhava na área do jornalismo (empresa própria, jornal, internet) e ministrava aulas na graduação e em curso de lato-sensu. Portanto, apesar de participar de eventos acadêmicos de todos os tipos, inclusive internacionais, o tempo era exíguo para o aprofundamento, como desejava, no campo da pesquisa.

Mas em 2003, como a defesa do doutorado, iniciei a construção de parte importante na minha carreira acadêmica: o aprofundamento do trabalho como pesquisador. Coordenei o Grupo de Trabalho História da Mídia Digital, da Rede Alfredo de Carvalho (Rede Alcar) de 2003 a 2008 . A oportunidade foi importante para conhecer o trabalho de outros pesquisadores brasileiros nesta área e fortalecer o campo.

Em 2004, quando trabalhava na Assessoria de Imprensa da USP, que mantive o primeiro contato com o Núcleo de Apoio à Pesquisa Cognitio (NAP Cognitio), situado no Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Liderado pelo prof. dr. Henrique Del Nero, o grupo multidisciplinar na área de Ciências Cognitivas, foi fundamental para o entendimento sobre diversos campos da ciência, como Física, Neurociência, Ciência da Computação, Filosofia, Antropologia, entre outros. Durante a minha permanência no grupo, extinto em 2011 porque cumpriu o seu ciclo, a curva de aprendizagem foi alta. Frequentei durante oito anos  as reuniões de sexta-feira do grupo, que continham, fundamentalmente, questões e projetos multidisciplinares. Nesse período também cursei disciplinas na Escola Politécnica na condição de ouvinte: Introdução à Ciência Cognitiva – Prof. dr. Henrique Del Nero; Fundamentos da Neurociência -  prof. dr. André Kohn; Linguagens formais e autômatos; Prof. dr. João José Neto e Tecnologias Adaptativas - Prof. dr. Ricardo Luis de Azevedo Rocha.
O aprendizado, tanto adquirido nas reuniões como nas disciplinas, proporcionou cruzar campos do conhecimento humano com mais consistência e coerência, ajudando a produzir pesquisa relacionando Jornalismo e Tecnologia.

Pesquisador PQ do CNPq
Em 2013 fui agraciado com a bolsa de produtividade e elevado a categoria pesquisador PQ do CNPq 

Pos-doutorando na Escola de Engenharia Mecatrônica da Universidade de São Paulo (USP)
Desenvolvo atualmente o projeto de pesquisa “Sistemas computacionais de relevância da informação aplicados em ambientes digitais conectados através de conteúdo Hiperlocal” . O projeto de pesquisa, com duração dois anos, visa produzir e experimentar de tecnologias de comunicação conectadas que permitam a formatação de conteúdos informativos de relevância social por intermédio do conceito denominado de Hiperlocal.

Pós-doutorado (2003)
Entretanto, a principal pesquisa influenciada pela aprendizagem multidisciplinar foi formatar o projeto de Pós-doutorado “. O projeto de pesquisa de pós-doutorado, realizado na Universidade Metodista de São Paulo, foi “Bases conceituais visando a criação de UML (Unified Modeling Language) para pesquisa e validação qualitativa de fontes de informação jornalística” foi elaborado com o propósito de realizar o cruzamento das áreas da Comunicação Social (Jornalismo), Ciências da Computação e Ciências Cognitivas. A proposta é produzir sistema que permite de forma “inteligente”, através de dados na rede e avaliação por pares (recomendação) processo de escolha de fontes jornalísticas. O estudo  constrói modelagem estrutural automatizada dos processos de decisão para a escolha de fontes jornalísticas. Ou seja, de modo reduzido, o sistema emula os processos de decisão humana, mas tendo como recorte o processo de produção no jornalismo. Para isso, a investigação relacionou conhecimentos consolidados em cada área da ciência (humanas, exatas e biológicas), como a psicologia cognitiva, as ciências da computação e a neurociência. O objetivo dessa abordagem é de gerar novas perspectivas de pesquisa dentro do campo da comunicação social, tendo como foco a área de produção de jornalismo, que no caso dessa pesquisa (escolha de fontes) permeia todos os tipos de comunicação, tanto os mais tradicionais (jornal, revista, rádio e televisão), quanto dos digitais conectados por redes telemáticas (web, mobile, PDA’s).

Coordenador da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec)
Outra frente importante no campo da pesquisa foi a criação Rede de Pesquisa Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), pertencente oficialmente à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor).

A Rede JorTec tem como finalidade a produção de pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais. A Rede possui os seguintes objetos de pesquisa; Sistemas inteligentes aplicados ao jornalismo; Interfaces digitais; Redes computacionais; Mídias Sociais e Narrativas jornalísticas multimidiáticas e multilineares proporcionadas pelas tecnologias digitais.

Pesquisador-colaborador na Universidade Federal do ABC
Em 2013, tive projeto aprovado projeto como pesquisador-colaborador  no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, com a pesquisa “Análise Quantitativa dos valores-notícia usando media datasets”

Objetivos do projeto: O projeto de pesquisa tem por objetivo aplicar métodos quantitativos, através de tecnologias de recuperação, armazenagem e análise de grandes quantidades dados, para encontrar num determinado media dataset relações entre valores-notícia e a modificação do mesmo em função da evolução cultural do espaço geográfico aonde o conjunto de dados possui relação social. O jornalismo como produto social reflete também as modificações do comportamento da sociedade, pois utiliza os valores culturais vigentes no momento da sua produção para conquistar a atenção (sintonia) com os seus consumidores de notícias a fim de obter sucesso comercial.

Líder dos Grupos de Pesquisa Teccred e Tecccog
Quando ingressei no programa de Pós-graduação da Cásper Líbero criei, conjuntamente como prof. dr. Sérgio Amadeu, o Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede (Teccred) . Durante seis anos, mesmo após a saída do prof. Sérgio do Programa, no final de 2009, o grupo seguiu produzindo reuniões , eventos , projetos  e do e-book Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede , em 2011.

Entre os mais importantes eventos do grupo, estão o “Tendências Conectadas nas Mídias Sociais” , que teve quatro edições (2006 a 2010), organizado em parceria com o jornalista Tiago Dória; 1.o Seminário Internacional de Jornalismo Online, organizado em parceria como prof. Rosenthal Calmon Alves (Universidade do Texas); Seminário Science´n´Fiction e  4ª Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais.
Entretanto, o projeto Neofluxo, financiado pelo CNPq e encerrado em 2013, foi a principal realização do grupo. Com o objetivo principal é identificar o comportamento do fluxo informacional nas redes sociais durante o processo eleitoral majoritário no Brasil, em 2010. Ele também deseja identificar os astroturfings brasileiros. Para isso, o projeto armazenou mais de 20,2 milhões de menções aos candidatos e palavras-chave.
Para isso foi elaborado um programa capaz de rastrear participações de usuários do Twitter segundo palavras-chave, coletando-as e armazenando-as em banco de dados. Também foram gravados dados das redes sociais oficiais dos candidatos José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva, com o propósito de identificar, por intermédio desses pontos de partida, os fluxos informativos desembocados no Twitter.
Agora, o projeto está aplicando uma metodologia construída para conhecer como os astroturfings se movimentaram na teia da internet e quais foram os seus principais objetivos. Os primeiros resultados desse trabalho, que revela o uso das redes sociais pelos políticos nas eleições de 2010, estão no artigo NEOFLUXO: Jornalismo, base de dados e a construção da esfera pública interconectada . Até o final de julho de 2012, os pesquisadores terão os dados que mostram como os astroturfings brasileiros agiram na eleição presidencial passada.

Com a minha contratação, através de Concurso, para o Programa de Pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo, criei outro grupo de Pesquisa, o Tecccog , Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva, que está em fase de consolidação. A pesquisa do grupo analisa a evolução das tecnologias digitais conectadas, os seus impactos e aplicações no campo da Comunicação Social. Produz pesquisa básica (pura) e aplicada nas áreas da captação, análise, relacionamento, distribuição de dados e informações estruturadas, apresentados em visualizações multimídia e novas formas de narrativas por intermédio de plataformas digitais. Estuda interfaces digitais; processos de interação humana e interatividade; sistemas computacionais de recomendação, de avaliação e de reputação; redes sociais conectadas e mídia digital. Cruza de forma transdisciplinar áreas do conhecimento humano no que tange à Comunicação, à Tecnologia e à Ciência Cognitiva, com o objetivo de examinar a eficiência cognitiva de sistemas computacionais em função da representação da realidade apresentada nos atuais aparatos tecnológicos digitais.

Papers e grupos
Na área da Ciência Cognitiva, cabe ressaltar que em 2011, participei, em Boston, do mais importante congresso internacional de Ciência Cognitiva , organizado pela Cognitive Science Society  (entidade que pertenço como membro), com a apresentação do Poster "Recommendation Systems that Establish New Forms of Representational Reality through Journalistic Content"

No mesmo ano, apresentei no Sixth International Conference on Interdisciplinary Social Sciences , ocorrido na University of New Orleans o trabalho “Recommendation Systems that Establish new Forms of Representational Reality: Eliminating the Dividing Line between Information Emitter and Receptor of Journalistic Information”.

Também participo de outros grupos de pesquisa:

Artigos científicos publicados no Reseach Gate

Artigos científicos publicados no Academia