Matricule-se


@walter_lima
RT : “We think that man and computer complement each other, and that the intellectual power of an effective man-computer… https://t.co/qu3XvNOqBx
RT : "Licklider had begun his scientific career not as a computer scientist but as a psychologist. He finished his PhD t… https://t.co/RDaVsbgRoG
na foto um dos frutos do posdoc na Mecatronica na USP, em 2015. Apresentei outro paper, em 2017, no XI EB… https://t.co/fRKcRCTSZz

Notícias

Módulo sobre Mídias Digitais na Escola São Paulo

No dia 3 de novembro de 2014, ministrei módulo na Escola São Paulo sobre "Lado B das Mídias Digitais". O curso fez parte da curso de Gestão de Mídias Digitais.

Blog

WTA 2015, uma passadinha para rever amigos

Prof. João José Neto na abertura o WTA 2015
Dei uma passadinha na edição do Workshop Tecnologias Adaptativas, que acontece na Escola Politécnica da USP, hoje e amanha. Foi bom rever amigos, e ver um pouco a palestra do, também, amigo João Kogler, sobre Categorias e Adaptatividade.

Pages

Subscribe to Blog

Interdisciplinariedade na Pós-graduação em Comunicação Social

 Ao ingressar no Programa de Pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo, em dezembro de 2011, fui incorporado à Linha de Pesquisa: Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea. A linha pesquisa as inovações tecnológicas na comunicação, com enfoque nos sistemas dialógicos, tendo o ser humano como referência. Investiga interdisciplinarmente as aplicações comunicativas nas redes computacionais, a interação homem-máquina e os impactos socioculturais das tecnologias de comunicação, com recortes na usabilidade, inteligência e interatividade dos recursos midiáticos. Estuda os processos de fusão das mídias, as formas da armazenagem digital, as múltiplas telas, os bancos de dados, a transmídia e suas narrativas, as práticas colaborativas nas redes sociais conectadas e os processos cognitivos da comunicação atual.

Atualmente ministro três disciplinas:

Webscience: dados, comunicação e sistemas complexos
Ementa: Fundamentos da teoria e da natureza da Informação. Teoria dos Sistemas Complexos e Internet. Configuração tecnológica da Internet, Web e redes telemáticas em dispositivos móveis/portáteis. Fundamentos da WebScience e Data Scientist. Análise dos fenômenos científicos na Comunicação Social com o auxílio de ferramentas digitais e base de dados na Web. Construção de informação estruturada através do Open data, Linked data, Big Data e Web of Data. Novas formas de coleta, cruzamento e/relacionamento e análise de dados na Web voltados para Ciência Social. Obtenção de informações não-triviais. Sistemas de Visualização de Dados. Análise do comportamento humano, por intermédio de dados, na mídia social conectada, nos dispositivos móveis e nas comunidades online. Métodos de pesquisa de dados utilizando Crowdsourcing. Direitos autorais e licença Creative Commons. Vigilância, privacidade e dados pessoais. Economia da Informação Digital. Pensamento transdisciplinar e computacional. Tecnologia de redes sociais. Sistemas computacionais de Inteligência Coletiva, produção colaborativa e Social Computing.

Evolução Tecnológica na Comunicação Contemporânea
Ementa: História e Filosofia da Ciência. A tecnologia como produto do homem. Surgimento das tecnologias de comunicação analógica e a sua conversão para digital. A evolução das indústrias da computação e de telecomunicação. Surgimento e funcionamento das redes telemáticas e sua utilização no campo da comunicação. Tendências das tecnologias de captação, produção e distribuição de conteúdos multimídia. Tecnologia móvel. Novas interfaces digitais. Bancos de Dados e sistemas de busca. Convergência de Mídias e Divergência de Meios.

Comunicação, Tecnologia e Cognição
Ementa: Fundamentos dos processos Cognitivos, da Ciência Cognitiva e da Neurociência Cognitiva aplicados sobre os fenômenos impetrados pelas Tecnologias de Comunicação Social. Introdução ao Sistema Sensorial Humano. Visão geral dos processos de construção da informação no aparato mente/cérebro. Sistemas biológicos de atenção, memória, percepção visual e auditiva. Processos de interação humana e interatividade através das tecnologias digitais. Análise da eficiência cognitiva das tecnologias de captação, de produção e de distribuição na área da Comunicação Social em função da representação da realidade. Tecnologias Cognitivas. Sistemas computacionais "inteligentes". Inovações tecnológicas dos formatos das redes sociais e mídias sociais. Sistemas computacionais de recomendação, de avaliação e de reputação.

Em março de 2006, fui contratado pela Cásper Líbero para integrar o corpo de professores do Programa de Mestrado da instituição. Até o meu pedido de desligamento, em 2011, pois passei no concurso para professor no Programa de Pós-graduação da Universidade Metodista, ministrei quatro disciplinas:

Evolução Tecnológica na Comunicação Contemporânea (2006 -2011)
Ementa: História e Filosofia da Ciência. A tecnologia como produto do homem. Surgimento das tecnologias de comunicação analógica e a sua conversão para digital. A evolução das indústrias da computação e de telecomunicação. Surgimento e funcionamento das redes telemáticas e sua utilização no campo da comunicação. Tendências das tecnologias de captação, produção e distribuição de conteúdos multimídia. Tecnologia móvel. Novas interfaces digitais. Bancos de Dados e sistemas de busca. Convergência de Mídias e Divergência de Meios.

Comunidades Virtuais e Dinâmicas de Comunicação interpessoal (2006 - 2007)
Ementa: Evolução do conceito de comunidades. A comunicação em rede. A construção de identidade e a subjetividade no espaço digital. Redes Sociais e digitais: BBSs, chats e os primórdios da Web. Interações entre cultura e tecnologia: arte e musica digital. Mobilidade espacial e mobilidade tecnológica. Mixando e re-mixando a criação coletiva: blogs, wikis, rss e podcasts.

Mídias Sociais: a cooperação humana e as tecnologias digitais conectadas (2008 - 2009)
Ementa: Bases teóricas sobre a cooperação humana. Interação Homem-Máquina através da Comunicação Mediada por Computador (interatividade). Evolução dos conceitos comunidades virtuais, redes sociais e mídias sociais. Os primórdios e fatores estruturantes das comunidades virtuais. Inovações tecnológicas dos formatos das redes sociais e mídias sociais. Utilização das redes sociais para a criação, compartilhamento, comentário, avaliação, classificação, recomendação e disseminação de conteúdos digitais de relevância social de forma descentralizada, colaborativa e autônoma tecnologicamente. Gatekeeper online nos sistemas computacionais de recomendação, de avaliação, de reputação e métricas de audiência. Gradientes de participação do usuário. Novas habilidades e funções profissionais. Relação entre as mídias sociais e a mídia tradicional (descentralização informativa).

Economia da informação na sociedade contemporânea (2011)
Ementa: Natureza da informação. Impacto econômico das revoluções tecnológicas. As contradições da informação. A economia dos bens informacionais e imateriais. Elementos essenciais de uma Economia de Redes. Padrões de compatibilidade, monopólios de bens simbólicos e culturais, técnicas de aprisionamento, feedback e escala em um contexto informacional. Aspectos Regulatórios da Economia da Informação e do Conhecimento: patentes e copyright. A competitividade na Era da Informação e a eficácia econômica das práticas colaborativas. Políticas Públicas de Tecnologia da Informação.