Matricule-se


@walter_lima
RT : “We think that man and computer complement each other, and that the intellectual power of an effective man-computer… https://t.co/qu3XvNOqBx
RT : "Licklider had begun his scientific career not as a computer scientist but as a psychologist. He finished his PhD t… https://t.co/RDaVsbgRoG
na foto um dos frutos do posdoc na Mecatronica na USP, em 2015. Apresentei outro paper, em 2017, no XI EB… https://t.co/fRKcRCTSZz

Notícias

Módulo sobre Mídias Digitais na Escola São Paulo

No dia 3 de novembro de 2014, ministrei módulo na Escola São Paulo sobre "Lado B das Mídias Digitais". O curso fez parte da curso de Gestão de Mídias Digitais.

Blog

WTA 2015, uma passadinha para rever amigos

Prof. João José Neto na abertura o WTA 2015
Dei uma passadinha na edição do Workshop Tecnologias Adaptativas, que acontece na Escola Politécnica da USP, hoje e amanha. Foi bom rever amigos, e ver um pouco a palestra do, também, amigo João Kogler, sobre Categorias e Adaptatividade.

Pages

Subscribe to Blog

Trajetória acadêmica interdisciplinar e inovadora no mercado

O leitor encontrará a dimensão da constante busca por uma formação interdisciplinar e pluridisciplinar como pesquisador. Para isso, foi necessário cruzar as áreas do conhecimento humano como as Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra e, ultimamente, Ciências Biológicas. Os conhecimentos obtidos desde os primeiros cursos profissionalizantes freqüentados no Senai (Desenho Industrial e Eletrônica), passando por uma formação técnica de segundo grau em Instrumentação Industrial, certificações em Internet (Cyclades) e Vídeo Digital (Adobe), culminando com uma pós-graduação na FASP (Consultoria em Internet), serviram para consolidar conceitos das ciência, ditas duras, às minhas aulas e pesquisas.

No pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias Digitais, realizei parte de um projeto de pesquisa aplicada multidisplinar na conceitualização de bases para produção de software inteligente de busca de fontes jornalísticas. Em minha tese de doutorado, as duas áreas foram fundidas no estudo sobre Jornalismo Digital, com o objetivo de contribuir para que a formação de um profissional em jornalismo, que atue em plataformas digitais, seja mais completa e relevante para a sociedade. No campo profissional, também procuro aliar a formação humanística às tecnologias vigentes. Trabalhei com Vídeo-texto, Bulletin Board System (BBS), Internet e mídias off-line (CD e DVD).

Formei equipes multidisplinares no campo acadêmico e profissional, participei ativamente da construção (conteúdo e tecnologia) de dois portais do Sistema A Tribuna de Comunicação (Santos), o portal da TV Tribuna e a Tribuna Digital, qual fui editor-geral por quase cinco anos (1997 a 2001). Trabalhei na Assessoria de Imprensa da Universidade de São Paulo como Analista de Comunicação (2003 - 2008), sendo chefe da Assessoria de Imprensa nos anos de 2007 e 2008, implantando o Portal da Reitoria da USP.

Como professor, pertenço ao Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, na linha de Inovações Tecnológicas na Sociedade Contemporânea. Atuei também como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Cásper Líbero e na graduação da mesma instituição no curso de Jornalismo, com a disciplina Novas Tecnologias. Também atuei na graduação nos cursos pioneiros, na Universidade Metodista de São Paulo (2006 a 2008), Mídias Digitais, Cinema Digital e Rádio e TV (linguagem multimidia televisiva). No Jornalismo ministrei aulas desde 1994, em outras universidades, sobre Novas Tecnologias e Comunicação (jornalismo digital, infografia multimídia, além de teoria e jornalismo impresso).

Depois de obter o doutorado e o pós-doutorado, continuo na tentativa de construir conhecimentos interdisciplinares. Pesquiso atualmente as questões relacionadas com à Ciência Cognitiva, no NAP Cognitio, estabelecido no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI/Poli), da Universidade de São Paulo, além de coordenar a Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais da Associação de Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor), lider do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Cultura de Rede (Teccred) do Programa de Pós Graduação da Cásper Líbero por seis anos e agora líder do grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) na Universidade Metodista e colunista sobre Tecnologia e Comunicação no Portal IDG Now!. Parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Pesquisador PQ Nivel 2 do CNPq.